domingo, 13 de julho de 2014

O Ato de se Justificar!


A justificação é o ato de justificar. Esta palavrinha tomou uma proporção maior pra mim esta semana. E refletindo, e claro sempre colocando a palavra de Deus para obter as repostas, eu percebi que esse ato é mais complexo do que eu poderia imaginar após revelação do Espírito Santo de Deus.
Fui ao dicionário procurar alguns significados e encontrei:

Significado de Justificar

Demonstrar, provar inocência: justificar o procedimento.
Fazer ver que uma coisa não é falsa ou infundada: os acontecimentos justificaram nossas previsões. Art. gráf. Fazer justificação de: o tipógrafo justificou as linhas. Provar inocência; apresentar motivos, razões, desculpas: o aluno justificou-se perante o diretor.

http://www.dicio.com.br/justificacao/

Em situações rotineiras do dia a dia é normal nos desculpar, justificar ou se explicar. O fato de se preocupar que uma situação fique muito bem esclarecida e sem qualquer mal entendido é geralmente para que talvez não gere mais problemas.
Essa questão só começa a ser complicada, quando a justificativa começa a ser constante por causa da preocupação excessiva com o que o outro vai pensar.
Um pedido desculpa, uma justificativa e uma explicação tem que ser muito bem utilizada.
Não falo da desculpa do pisão no pé de alguém no metro, isto é educação. E nem estou falando do sentimento de perdão a qual temos que ter a todo o momento no coração. Nossa vida tem que ser permeada por pedir perdão e perdoar. Mas estou dizendo sobre uso abusivo da justificativa.
A partir de tudo isso, Deus colocou no meu coração a importância da justificação. Qual a importância do justificar na palavra de Deus?

Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação. Romanos 4:25 

Parece absurdo esta comparação, mas na verdade o que eu quero com isto é refletir sobre a raiz profunda do significado desta palavra. Do significado que realmente importa para nossas vidas.
Às vezes ficamos preocupados com tantas situações, a qual você precisa estar no controle e tem a necessidade de sempre estar bem com tudo e com todo mundo que acabamos por nos esquecer do que realmente importa.
Você precisa sim viver bem com todo mundo, mas nem sempre isto será possível e por essa boa convivência você acaba se justificando por aquilo que somente a torna alguém preocupado mais com o outro do que em resolver algo.
A sua preocupação com o outro, no sentido de justificar, tem que ser de outra forma. Na verdade na única forma...a forma de aprender e ensinar como Jesus nos justificou com sua morte.

...sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Romanos 3: 24-26

A mais perfeita e bela justificação que alguém possa conhecer. Dentre tantos propósitos na justificação Dele, Jesus veio ao mundo e se sacrificou conforme o propósito de Deus para que pudéssemos ser justificados para herdar o Espirito Santo de Deus nas nossas vidas.
 Então diante do tamanho poder do ato de se justificar, porque sofremos querendo se justificar por algo a qual nem mereça tanta explicação e talvez desperdiçando palavras com quem nem esteja dando a atenção que você gostaria.
Não desperdice palavras, use estas palavras com Ele através da sua oração. Queira resolver as situações em primeiro lugar sendo guiados por Jesus. Ele faz a maior justificativa por nós. Tenha fé que Ele continuará te justificando naquilo que for injusto e naquilo que não for justo, simplesmente aceite a verdade e reflita nas mudanças.

Quando a verdade te dá um tapa na cara, não seja orgulhoso em logo se justificar, aceite a verdade e aceite as mudanças e progresso. @ZoeLilly

Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.
1 Coríntios 6:11 

Em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo
Amém

Sheila Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário