sábado, 5 de abril de 2014

Maturidade e Disciplina


Estas são duas palavras que tem vagado muito pela minha mente.
Eu procurei no dicionário o significado de maturidade e disciplina.

Maturidade: 1 O mesmo que madureza. 2 Idade madura. 3 Perfeição. M. social, grau em que as atitudes, a socialização e a estabilidade afetiva de um indivíduo refletem, como característica normal do homem adulto, um estado de adaptação ou ajustamento ao seu próprio meio.

Disciplina: 1 Ensino, instrução e educação. 2 Relação de submissão de quem é ensinado, para com aquele que ensina; observância de preceitos ou ordens escolares: Disciplina escolar. 3 Sujeição das atividades instintivas às refletidas. 4 Observância estrita das regras e regulamentos de uma organização civil ou estatal: Disciplina militar. 5 Conjunto de conhecimentos científicos, artísticos, linguísticos etc., que se professam em cada cadeira de um instituto escolar. 6 Obediência à autoridade. 7 Procedimento correto. 8 Castigo, mortificação.

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 



Maturidade remete sempre em ser adulto, responsável, mas o significado que chamou mais atenção foi a palavra “perfeição”. Estar maduro é estar perfeito. Mas estar perfeito, independente do seu grau de maturidade é impossível. Nunca seremos perfeitos. Só existiu um perfeito e ele é Deus. Jesus.  
Acho que a palavra perfeito cairia melhor em “estar maduro é estar perfeito para receber algo”. Assim como provar uma fruta madura é muito melhor do que provar dela verde.
O importante a entender é o fato de que apesar de sermos adultos, responsáveis, tendo discernimento do que é certo e errado, mesmo assim, nem sempre estaremos maduros para receber as bênçãos que Deus tem pra nós. 
Você pode ser uma pessoa de 60 anos representando o “sinônimo de maturidade”, mas ainda sim, pode não estar maduro para receber certas coisas.
Do que adiantará você receber algo sem estar preparado ou sem saber como usufruir. Deus tem me falado o quanto é importante você estar madura para receber uma benção. Você receber algo que está no propósito de Deus na sua vida, sem estar preparado pra isso, há muitas chances do fracasso.

Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. 



Este versículo fala da sabedoria entre os que já têm maturidade. A benção de Deus, neste caso, é para as pessoas poderem conhecer da verdadeira sabedoria e não da sabedoria humana. 
Mas para que as pessoas tivessem um entendimento e para que elas tivessem preparadas para ouvir sobre a sabedoria de Deus elas tinham que estar maduras, ou seja, perfeitas.
Às vezes achamos que estamos preparados para receber algo e corremos afoitos sem pedir a ajuda de Deus, sem pedir que ele te prepare pra receber e sem pedir que tudo seja feito conforme o tempo Dele.  Então aquele fruto que era para você saborear maduro e doce, acaba saboreando verde e amargo.
Você quer casar e ter filhos, mas você está maduro para ser responsável por uma família e uma casa?
Você quer conquistar um cargo na empresa, mas você está maduro o suficiente para lidar com as responsabilidades da nova oportunidade?

O segundo ponto é saber se você é merecedor de tal benção. E é nesta parte que entra a disciplina.
Disciplina é instrução, obediência, organização e até castigo. O castigo neste caso é Deus, sendo o nosso pai, nos corrigindo por não sermos obedientes e não seguirmos suas instruções. Por não sermos organizados com nossas coisas, nos deixa no cantinho do castigo, refletindo e esperando mais um pouco, até que você compreenda o que é preciso fazer para receber a benção.

"Como é feliz o homem

a quem Deus corrige;

portanto, não despreze
a disciplina do Todo-poderoso. 


Deus nos ensina e instrui o tempo todo de como devemos tratar com tudo. Nós devemos ouvir de coração aberto o que Ele tem pra nos dizer.
Obedecer a “Ele” com o amor de quem quer ver o seu pai alegre. E com temor de quem o respeita como criador é a chave para as portas começarem a se abrir.
Ser organizado e responsável com aquilo que você já possui é sinal de agradecimento pelas bençãos que Deus já te deu, E também uma prova a Ele de que você vigia muito bem daquilo que te entregou para cuidar.
Com o que devemos ser organizados e cuidadosos?
Com tudo!!!!
Saúde: Você está se alimentando como deveria? Você faz atividades físicas?
Família: Você está dando atenção necessária a sua mãe, ao seu pai, seus irmãos e aos seus amigos?
Trabalho: Você está cumprindo como deveria suas tarefas?
Casa: Como sua casa está?
Boca: O que sai da sua boca são palavras de fé e perseverança para a sua vida e para as vidas dos outros ou o contrário?
Atitudes: Suas atitudes são de paciência e generosidade ou de explosão e egoísmo o tempo todo?
Dinheiro: Com o que você está gastando?
Mas espera um pouco!  Eu quero um carro novo, o que tem haver eu cuidar da minha saúde para conseguir isto?
Vai adiantar você ter um carro novo, sem ter saúde para dirigir. Vai adiantar você ter um carro novo se você não tem paciência no trânsito e fica estressado por qualquer coisa?
A questão é que você pode conseguir o seu carro novo com todo o seu esforço, mas o quanto você irá usufruir desta benção, sem ter maturidade para dar valor àquilo que Deus ajuda a você a conquistar?
A disciplina em todas as áreas da sua vida é fundamental para se tornar uma pessoa madura a conquistar com sucesso qualquer coisa na sua vida. E o  melhor é poder usufruir de verdade das bênçãos.

Um último item muito importante para a disciplina é o tempo.
Tempo: Como você administra os valiosos minutos que Deus entrega pra você todos os dias?
Em uma pregação da Joyce Meyer ela disse mais ou menos assim:
Se você não utiliza 80% do seu tempo para as três coisas mais importantes da sua vida, então você está desperdiçando o seu valioso tempo.
Saber administrar o seu tempo, ter disciplina com o tempo ajudará a você cuidar cada vez melhor de todas as áreas de sua vida.

Eles ajudarão a experimentar

a sabedoria e a disciplina;

a compreender as palavras
que dão entendimento;

a viver com disciplina e sensatez,

fazendo o que é justo, direito e correto;

Provérbios 1:2-3

Quando você for refletir em qual área você precisa mais cuidar, em qual área que você precisa ter mais disciplina, pense que você precisa fazer o que é justo, direito e correto.
Por exemplo, o fato de você entender que precisa ter disciplina em cuidar das suas coisas, resultando em maturidade para usufruir e valorizar aquilo que lhe foi entregue, além disso, você precisa refletir o que Deus diz no versículo de provérbios e ver isto como mais uma motivação.
Ë justo, direito e correto tratarmos do corpo que Deus nos deu com tão pouco cuidado, se intoxicando com comida, bebida, drogas e não separando um tempinho para fazer uma atividade?

É justo, direito e correto ver tantas pessoas com problemas de saúde e aqueles que estão saudáveis se destruírem com comida, bebida, drogas e sentado o dia inteiro no sofá?

Ser maduro é pensar no que é importante tanto pra você quanto para os outros. Não estou dizendo que você não possa ter uma vida com momentos de descontração ou que você não possa comer aquele bolo de chocolate maravilhoso.
O problema é se sua vida é descontraída o tempo todo, sem refletir ao que acontece ao seu redor e sem ao menos pensar na possibilidade de que você possa fazer algo.
Ou simplesmente você olha para o lado e diz pra você mesmo, eu não tenho nada com isso e vou continuar comendo o meu bolo de chocolate todos os dias.

Eu falo tudo isto, não por que eu sou ótima em tudo, muito pelo contrário, estes ensinamentos são pra mim. Pois Deus sabe o quanto eu preciso cuidar muito melhor de muitas áreas da minha vida.
A minha intenção é compartilhar algo que Deus tem falado comigo, com todos que se veem constantemente sem tempo e disciplina para fazer o que é importante. E se você não consegue arranjar este tempo e nem ter disciplina como você irá conseguir ter maturidade para conquistar?
O melhor de tudo isso é que Deus sabe das nossas fraquezas e dificuldades, mesmo assim ele está disposto a te ajudar sempre.
Ajoelhe ao lado da sua cama e peça uma luz. Diz: Senhor Cristo Jesus, me ajuda, me dê uma luz. Eu não estou conseguindo fazer tudo o que é preciso. Eu necessito da sua força.
Eu tenho certeza que muito vai lhe acontecer depois disto.
Em um livro, também da Joyce Meyer, ela disse o seguinte:
“A força de Deus se mostra mais eficaz na nossa fraqueza. Levante-se todos os dias, ame a Deus e faça o seu melhor. Ele fará o resto”.
Deus te conhece, te formou, ele sabe o seu melhor. Ele sabe do que você precisa?
Sente e respire e reflita junto como o Senhor, o que está de errado na sua vida? O que está faltando? Por que certa situação não se desenrola? Por que aquele sonho não acontece?
Ame as pessoas. Viva conforme a vontade de Deus. Viva uma vida com objetivo e metas. Administre o seu tempo e não o desperdice. Faça algo produtivo enquanto espera pelo melhor de Deus pra você. Cuide e agradeça por aquilo que você já tem.

Em nome de Jesus Cristo
&heila Correia



Nenhum comentário:

Postar um comentário